O Meio de Pagamento no Mercado Segurador

Muito tem sido falado das novas tecnologias para o mercado segurador. Este é um tema óbvio na medida em que o mercado segurador possui dois ingredientes indispensáveis: 1 – Ineficiência e 2 – Muito dinheiro.

Buzzwords como Big Data, IOT, Inteligência Artificial, Canal Digital entre outros são temas recorrentes com promessas de revolução no mercado segurador, o que não deixa de ser verdade. Há muito que se fazer nestes campos!

No entanto, o meio de pagamento é um tema ainda pouco explorado e que é muito importante para seguradoras e corretoras.

Primeiro vale destacar que o próprio código civil cita o pagamento do seguro (prêmio), em pelo menos 3 artigos que reproduzo abaixo:

Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.

Art. 758. O contrato de seguro prova-se com a exibição da apólice ou do bilhete do seguro, e, na falta deles, por documento comprobatório do pagamento do respectivo prêmio.

Art. 763. Não terá direito a indenização o segurado que estiver em mora no pagamento do prêmio, se ocorrer o sinistro antes de sua purgação.

Ou seja, se pagou está coberto, se não pagou…

Segundo, mas não menos importante é a verdadeira chaga que se transformou a gestão de boletos, com envios de segundas vias, cobranças, conciliações, baixas e demais atividades que decorrem tão somente da ineficiência do mercado em gerir os pagamentos. Existe dentro de seguradoras e corretoras de seguros unidades exclusivas para emitir segundas vias, fazer cobranças, enviar comprovantes de pagamentos e atividades similares. Sem contar que até hoje, 2016, ainda existe pagamento de seguro com cheque.

Por outro lado, a indústria de tecnologia vem se movimentando fortemente para transformar os meios de pagamentos, trazendo melhor experiência, maior rapidez e segurança sem burocracia para as transações financeiras.

O setor financeiro como um todo já vem percebendo que há uma mudança forte no horizonte com empresas de tecnologia que estão sendo criadas para prestar serviços financeiros dentro de um modelo 100% digital, as chamadas fintechs, que tem o meio de pagamento como uma das oportunidades mais imediatas.

Gigantes como Apple, Google, Facebook e Microsoft já possuem algum tipo de opção de meio de pagamento para seus usuários.

Portanto, as seguradoras que tem alguma estratégia digital terão em algum momento saber como trabalhar com outras opções de meio de pagamento, principalmente na integração com sistemas legados para diminuir custos operacionais, eliminar a inadimplência, se diferenciar da concorrência, mas fundamentalmente, melhorar a experiência de seus segurados e corretores, que hoje é muito ruim com os boletos e cheques.

Publicado em 13/01/2016 – Linkedin Roberto Uhl

Deixe um comentário