Comunicação com Segurados no Meio Digital

É inegável que o mundo digital ampliou e muito a possibilidade de comunicação entre empresas e clientes. As redes sociais, os buscadores, os serviços de mensagens, os apps e demais plataformas são exemplos de canais adicionais que estão presentes no dia a dia de todos e ganham cada vez mais destaque que as mídias tradicionais como rádio, TV, mala direta, ligações e visitas.

Os Emails, vídeos, fotos, chats já têm o poder de de atrair, engajar e fidelizar consumidores, cujo comportamento tem sido cada vez mais seletivo devido a avalanche de informações recebidas diariamente. Conseguir manter a atenção de uma pessoa para receber uma mensagem se tornou uma ciência altamente sofisticada e desafiadora.

Um dos fatores que considero muito importante é alinhar o conteúdo à expectativa do cliente. Parece simples, mas em uma sociedade onde as pessoas cada vez menos escutam umas as outras (inclusive mal se olham), desvendar como desenvolver uma comunicação que viralize está cada vez mais difícil.

Vejo muitas ações de comunicação que parecem muito mais voltadas para atender o público interno das seguradoras, que efetivamente para o segurado. Já quando o assunto é grande mídia, o conteúdo é pobre, mais voltado para o marketing, com muito “atendimento mais rápido do mercado”, “as melhores coberturas”, ” os melhores custos” e por aí vai.

Interessante notar que as expectativas entre seguradora e segurado são muito diferentes:

O que o segurado espera do Seguro O que a Seguradora espera do Segurado
Estar Protegido Questionário devidamente preenchido
Ser informado Leitura completa das condições gerais
Não usar o seguro, mas se precisar usar, que a indenização seja feita rapidamente Entender e aceitar as exclusões, restrições e franquias
Pagar o menor valor possível Não usar o seguro, mas se usar, entender a burocracia

Portanto, é muito importante um plano de comunicação focado em conteúdos que sejam interessantes para os potenciais segurados, considerando que estes são cada vez mais exigentes e dispersos.

Deixe um comentário